quarta-feira, 13 de novembro de 2013

12 mitos que você acha que é verdade até hoje

-->

1 – SE MAOMÉ NÃO VAI ATÉ A MONTANHA , A MONTANHA VAI ATÉ MAOMÉ.
Este provérbio não pertence a nenhum texto sagrado islâmico. Faz parte de uma parábola inventada pelo filósofo britânico Francis Bacon.
2 – ADÃO E EVA NUNCA COMERAM UMA MAÇÃ.
Já sabemos que só é um mito, mas ainda assim, no Gênesis não se menciona de que fruto se tratava; unicamente lê-se: “… mas do fruto da Árvore que está no meio do jardim disse Deus: ‘Não comereis dele’… “ O mito da maçã provavelmente é devida aos pintores renascentistas.
3 – O SAHARA É O MAIOR DESERTO DO MUNDO
Claro, se você colocar a palavra “quente” entre DESERTO e DO. Na verdade, a maior região árida de superfície terrestre é a Antártica. Assim como a região do Sahara, não há água em estado líquido, não há plantas de qualquer espécie, e a única presença de vida lá é dada às bases e estações científicas de uns animais aí chamados seres humanos.
4 – OS PIRATAS NÃO ENTERRAVAM SEUS TESOURO
. Ou então faziam-no muito bem, por que nunca foi encontrado algum. O normal era gastarem as pilhagens nas tabernas, bordéis e casas de jogo da ilha da Tortuga.
5 – O DERRETIMENTO DO POLO NORTE AUMENTARIA O NÍVEL DO MAR CONSIDERAVELMENTE
Claro, se o gelo, por alguma razão, não ocupasse espaço. O gelo desloca água equivalente a sua massa, portanto, seu derretimento não acarretaria a subida de sequer um centímetro. Faça uma experiência: encha metade de um copo de água, e jogue uma pedra de gelo dentro. O nível da água subirá um pouco. Marque onde a água “bate” no copo, e espere o gelo derreter pra ver se subiu alguma coisa.
6 – ANTES DE ABRIR O MICROONDAS, VOCÊ DEVE ESPERAR UNS SEGUNDOS
Claro que não. Se isso fosse verdade, as fabricantes estariam afundadas em processos judiciais… O problema é a má interpretação que as pessoas fazem da palavra radiação. Se você levar em conta “radiação nuclear”, aí sim, exposição a isso, mesmo que por pouco tempo, é perigoso. Agora “radiação eletromagnética”, como é o caso do microondas, é mais comum do que você imagina (TV, celular, lâmpadas…). Existe um mecanismo no aparelho aquecedor chamado “killswitch” que, ao abrir a portinha, imediatamente o magnetrômetro desliga. Devido às ondas viajarem na velocidade da luz, antes mesmo de você abrir a portinha, elas já se dissiparam, na comida, ou no escuro. Para adquirir qualquer tipo de dano em contato com essa radiação, ela precisa ser mantida por certo tempo.
7 – QUEIMADURA NO CORPO? PASSA ISSO, E ISSO, E ISSO…
Quando você se queima, sua mão/tia/avó logo diz: “passa gelo, pasta de dente, manteiga…”. O que aconteceu com a boa e velha água fria? Gelo, em contato prolongado com a pele também queima. Pasta de dente, manteiga, ou qualquer outro produto caseiro, deve ser evitado, pois pode, dependendo do grau da queimadura ou do local, causar certo tipo de infecção.
8 – NÃO USAR ÓCULOS PODE AUMENTAR SEU GRAU!
Nada a ver também. A estabilidade do grau de qualquer problema de visão varia de pessoa pra pessoa. Os óculos servem para corrigir falhas oculares que dificultam na formação das imagens. Ler no escuro também não causa nenhum dano permanente à visão, você forçar a leitura em ambientes com pouca luminosidade apenas pode causar dores de cabeça.
9 – BRUCE LEE NÃO FOI O REI DO KARATÊ.
De fato, ele jamais praticou essa modalidade das artes marciais. O seu estilo de luta diferente era conhecido como Jun Fan Gung Fu. Quem lhe ensinou a base da técnica foi Jeet Kune Do. E foi esta base que Bruce ensinou por mais de 30 anos a seus alunos.
10 – QUEM ESTÁ COM DOR DE GARGANTA NÃO PODE TOMAR SORVETE
Mito que seus pais criaram pra não gastar grana com um belo e gostoso sorvete. Inflamação na garganta é causada por vírus, que em geral resultam em gripes e resfriados. Se a dor estiver incomodando muito, um sorvete por até ajudar a aliviar a inflamação
11 – ROBIN HOOD NÃO ERA UM BANDIDO GENEROSO, NEM ROUBAVA OS RICOS PARA DAR AOS POBRES.
Na verdade foi um homem chamado Robert Hood, que se revoltou contra o rei Ricardo II para não pagar impostos.
12-SHERLOCK HOLMES NUNCA DISSE: “Elementar meu caro Watson”.
Nas novelas de Conan Doyle, o famoso detetive pronuncia a palavra “elementar”, mas nunca acompanhada pela batologia. A frase, tal e como a conhecemos, foi escrita para o filme protagonizado por Basil Rathbone em 1939.
Curta nossa Fan Page e acompanhe nossas postagens pelo Facebook.
Compartilhar no Facebook
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

5 comentários:

  1. BAKNA!!!
    EU SÓ DISCORDO DA PARTE QUE DIZ QUE BRUCE LEE DEU AULA POR MAIS DE TRINTA ANOS,AFINAL DE CONTAS,ELE MORREU AOS 33 ANOS DE IDADE. E O ESTILO JEET KUNE DO ELE NÃO APRENDEU COM NINGUÉM,ESTE FOI UM ESTILO DESENVOLVIDO POR ELE A PARTIR DO WING CHUN. MAS GOSTEI MUITO DA MATÉRIA.

    ResponderExcluir
  2. #5
    Lembrar que o volume ocupado por um liquido pode ser diferente do volume ocupado por um solido, dependendo da temperatura. Mas o principal efeito é que o gelo se localiza acima do nivel do mar, que quando descongelado aumenta sim o volume do mar.

    ResponderExcluir
  3. Discordo na N.5, É claro que o derretimento do gelo do polo norte aumentaria o nível dos oceanos, tanto é que isso já está acontecendo. Sua teoria pode até estar correta em alguns aspectos, mas o gelo do polo norte não está localizado somente na na água.

    ResponderExcluir
  4. A parte do gelo só faria sentido se o gelo do pólo norte estivesse boiando. Sugiro outra experiência: Coloque um pedaço suficientemente grande de forma que ele toque o fundo do copo e deixe derreter. Vai subir.

    ResponderExcluir
  5. Nada a ver Rafael, a quantidade continuaria sendo a mesma e não aumentaria

    ResponderExcluir